Resposta rápida: Qual o tempo de validade do extintor de carro?

Qual é a validade do extintor do carro?

O novo modelo também é eficaz no combate a incêndios em materiais como madeira e tecidos, comuns no interior dos carros. O extintor ABC tem validade de 5 anos. Uma resolução do Contran de 2004 estabeleceu que, a partir de 2009, todos os veículos deveriam sair de fábrica com o extintor do tipo ABC.

Qual o tempo de validade de um extintor?

Lembramos que a validade ou vencimento dos extintores de incêndio é de 1 ano para manutenção ou recarga e de cinco anos para teste hidrostático.

Como identificar a validade de um extintor?

Para saber o validade do extintor (carga) procure pelo selo do INMETRO que está fixado no próprio vasilhame (cilindro) do extintor. O selo do INMETRO tem partes destacáveis são elas que mostram a data de realização do serviço.

Quando vence um extintor O que que tem que fazer?

O quê está vencido? O que vence no extintor, é a validade do teste hidrostático do recipiente. Ele vale por 5 anos! Passados estes 5 anos, deve ser feito um novo teste por empresa especializada.

O que acontece se o extintor estiver vencido?

Os agentes de trânsito deverão fiscalizar nos veículos em que o uso de extintor é obrigatório. A punição para quem não estiver com extintor ou se o aparelho estiver com validade vencida é de multa de R$ 127,69, além de cinco pontos na carteira de habilitação.

É INTERESSANTE:  Como regularizar um veículo modificado?

Qual a validade da carga do extintor ABC?

Essa é uma grande controvérsia no mercado de extintores, porque ao mesmo tempo que o CONTRAN diz que os extintores abc devem ser de 3 anos, a Portaria 005 de manutenção dizem que os extintores de incêndio não descartáveis devem ser manutenido a cada 12 meses.

Qual a validade do teste hidrostático dos extintores?

A validade de recarga dos extintores é anual o teste hidrostático do casco dos extintores é a cada cinco anos. As mangueiras de incêndio tem que ser submetidas a teste de pressão anualmente por empresas especializadas. O teste hidrostático deve ser feito a cada cinco anos.

Como deve ser feita a inspeção de extintores?

A conferência periódica deve verificar:

  1. se o extintor está instalado adequadamente quanto à sua localização, classe e risco de fogo, sinalização, faixa de temperatura de operação, fixação ou apoio em suporte, desobstrução e fácil visualização;
  2. o aspecto externo quanto a dano e corrosão;

Como verificar a validade da mangueira de incêndio?

De acordo com a Norma ABNT NBR 12779, toda mangueira de incêndio deve ser inspecionada a cada 6 meses e ser submetida a ensaio hidrostático / manutenção a cada 12 meses. Esses serviços requerem condições e equipamentos adequados e deverão ser realizados por empresa capacitada.

 Na estrada