Resposta rápida: Para que serve o platinado no carro?

Qual é a função do platinado?

Qual a função do platinado? É uma chave liga/desliga que fica posicionada de modo que sua abertura dispare a faísca na bobina que fica localizado dentro do distribuidor em contato ao seu eixo que possui um ressalto.

Como funciona o sistema de ignição com platinado?

Como o platinado está ligado ao primário da bobina de ignição, temos a produção de 4 pulsos de alta tensão a cada volta do motor. … Para dirigir a alta tensão para a vela correspondentes, entra em ação uma outra peça que também é comandada pelo movimento do motor: o distribuidor.

Qual a função do condensador no platinado?

Como vimos em outro post, o platinado abre e fecha para interromper a corrente que vem da bobina. Mas quando isso acontece uma corrente muito alta é gerada e pode destruir o platinado. O condensador “condensa” esta corrente, ou absorve este fenômeno do platinado, protegendo-o.

Qual é a função do módulo de ignição?

O módulo de ignição recebe da unidade de comando um sinal de baixa potência, geralmente uma onda quadrada, com a que controla a corrente que circula pelo primário da bobina (alta corrente), antes do instante de geração da centelha.

É INTERESSANTE:  Quando o banco pode pedir busca e apreensão do veículo?

O que substitui o platinado?

O sistema Hot Spark foi projetado para aplicação em carros com sistema de ignição que levam em seu projeto distribuidores e condensadores. Esta tecnologia foi projetada e desenvolvida para substituir o platinado e condensador original dos Volkswagen.

Qual componente substituiu a ignição por platinado?

A bobina impulsora substitui o platinado, é um gerador de sinal indutivo, ou seja, não entra em contato com o eixo garantindo maior durabilidade.

Qual a função do distribuidor no sistema de ignição?

Todos os veículos possuem sistema de ignição. Os mais antigos funcionavam através de distribuidor, que direcionava qual cilindro receberia a faísca no momento certo. Com as constantes evoluções, o sistema de ignição ficou cada vez mais sofisticado e consequentemente melhor.

Como funciona o sistema de ignição eletrônica?

Para o carro funcionar, a bobina eleva a tensão da bateria até que, aplicada às velas de ignição, é gerada a faísca que queima a mistura ar-combustível dentro do cilindro do motor. … Atualmente, os automóveis saem de fábrica com o sistema de ignição eletrônica, cujas vantagens e funcionamento você entenderá a seguir.

Como funciona o sistema de ignição de um automóvel?

O sistema de ignição está diretamente ligado ao motor. É neste sistema que o combustível entra dentro de um cilindro e, junto com ar, queima com a faísca da vela e gera a energia que move os pistões do motor.

Qual é a função do condensador?

A peça básica de um equipamento de destilação é o condensador. Ele recebe este nome porque funciona a partir da condensação: mudança do estado gasoso para o líquido. O condensador permite uma troca de temperatura do líquido em seu interior, em razão da entrada e saída de água.

Qual é a função do condensador no alternador?

Teste do capacitor (condensador): O capacitor, popularmente chamado de condensador, amortece os picos de alta tensão gerados pelo alternador evitando interferências na eletrônica do carro. … O regulador de tensão: serve para limitar a tensão ou voltagem gerada pelo alternador de maneira que não sobrecarregue a bateria.

É INTERESSANTE:  Qual o valor do IPVA 2021?

Como regular o platinado?

A intenção é regular a abertura do platinado quando ele passa no ressalto. Primeiro você vai girar o motor até o platinado ficar em cima de um dos ressaltos. Basta girar a polia inferior (no caso do Fusca) para “casar” o platinado com o ressalto. Feito isso, solte um pouco o parafuso na base do platinado.

Como saber se o módulo de ignição está com defeito?

Principais sintomas de defeito na bobina de ignição

  1. Tensão alta do alternador.
  2. Potencial de massa ineficiente.
  3. Velas de ignição com desgastes.
  4. Cabos supressores.
  5. Conexões com zinabre.
  6. Módulo de ignição.
  7. Curto circuito nos enrolamentos da bobina.
  8. Trincas na peça.

O que é o sistema de ignição?

A ignição do carro é um sistema que manda faísca para a câmara de combustão. Acontecendo no momento certo, a faísca faz o motor girar. Os componentes que constituem o sistema são: bateria, bobina de ignição, cabos de velas e velas de ignição.

Quais os tipos de sistema de ignição?

Existem dois tipos de sistemas de ignição que são usados para controlar as faíscas nas velas: sistemas com distribuidor (sistema convencional) e sistemas sem distribuidor. Nos sistemas com distribuidor, uma única bobina de ignição alimenta todas as velas do motor.

 Na estrada