Questão: Quais são os veículos que precisam de AET?

Quem precisa de AET?

O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) prevê a exigência de Autorização Especial de Trânsito – AET, para os veículos que transportam cargas indivisíveis, para veículos especiais e outros, devidamente autorizados, cujo peso e/ou dimensões excedam os limites regulamentares máximos fixados pela Resolução 210/2006 do …

O que é AET Autorização Especial de Trânsito?

O que é Autorização Especial de Trânsito – AET? A AET é o documento de porte obrigatório, para veículo ou combinação de veículos, que não se enquadre nos limites de peso e dimensões regulamentares.

Qual a validade de uma AET?

Quando deve-se renovar a análise ergonômica

Por conta dessas mudanças naturais que ocorrem dentro de todas as empresas é comum recomendar-se a renovação da AET a cada 12 meses, com prazo máximo de 24 meses, alterando-se o documento caso seja identificada alguma necessidade.

Como fazer Autorização Especial de Trânsito?

O veículo deve ser homologado pela Portaria DENATRAN nº 63/2009 e suas alterações. O interessado deve acessar o site do DNIT para solicitar a autorização através do Sistema de Gerenciamento de Autorizações Especiais de Trânsito SIAET. Até 45 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

Para que serve a AET?

AET, ou Autorização Especial de Trânsito, é documento de porte obrigatório, para veículo ou combinação de veículos, que não se enquadre nos limites de peso e dimensões regulamentares. É normalmente concedida por órgãos como DNIT e DERs de todos os Estados Brasileiros.

É INTERESSANTE:  Quantos por cento e o IPVA no Rio de Janeiro?

Como emitir AET pela internet?

A AET é gratuita e pode ser obtida através do site http://aetespecial.detran.ce.gov.br/. Para os caminhões e veículos mais simples a emissão da AET é automática, ou seja, não depende de análise e, portanto, sua emissão é imediata após o preenchimento dos dados necessários.

O que é uma AET?

Regida pela Norma Regulamentadora 17 do MTPS, AET é um conjunto de metodologias e processos que têm como finalidade buscar, identificar, analisar e aferir com perfeição as atividades e equipamentos ou ferramentas utilizados pelos profissionais em seu ambiente de trabalho.

Quanto custa uma AET?

Enquanto o DNIT que emite licenças para trânsito em rodovias federais, a maioria sem pedágios, cobra R$ 60,10 para a concessão de uma AET para CVC, o DER-SP passa a cobrar pela mesma licença, a partir desta sexta-feira (06/04) R$ 349,00.

Como consultar AET?

  1. Na tela principal do Portal de Atendimento, a tela de ‘Situação das minhas AETs’ apresentará os filtros de consultas para as AETs armazenadas no sistema.
  2. Informe os campos disponíveis como parâmetros para consulta: …
  3. Ao acionar o botão ‘Consulta’ o. …
  4. Para editar a solicitação de AET, acione o botão .

Qual a validade da análise Ergonomica do trabalho?

O prazo de validade é indeterminado, porém recomenda-se uma avaliação anual do mesmo ou quando houver mudanças estruturais que impliquem alterações na exposição ao ruído.

Como faço para tirar AET?

Passo a passo para solicitação de AET

  1. Acesse o endereço https://siaet.dnit.gov.br.
  2. Clique em “Clique aqui caso você não esteja cadastrado na CGPERT/DIT/DNIT.”.
  3. Após fazer o cadastro, o sistema enviará para o e-mail informado no formulário uma mensagem de com o código de acesso do transportador.
 Na estrada