Questão: Como funciona o sistema traçado do caminhão?

Como funciona o diferencial de um caminhão traçado?

O diferencial é mecanismo de engrenagens responsável por tracionar o veículo. Sua função é permitir que os diferentes eixos que tracionam o caminhão possam girar em velocidades diferentes — como acontece em curvas ou em manobras mais fechadas.

O que é um caminhão traçado?

O caminhão traçado é o caminhão que tem três eixos, sendo um deles dianteiro e dois deles traseiros e com tração. … O nome traçado é dado porque é um veículo de dois eixos de tração nas rodas traseiras. BI-TRUCK. É o nome dado para o caminhão com quatro eixos, sendo os dois eixos dianteiros direcionais.

Como funciona tração do caminhão 6×4?

1) A tração dos caminhões 6×4 e 8×4 atuais funcionam de forma constante, ou seja, os 2 diferenciais funcionam juntos a todo o momento, controlados pelo diferencial ou divisor de torque (montado na carcaça do primeiro diferencial, veja imagem).

Qual a função do diferencial do caminhão?

O diferencial é um dispositivo mecânico indispensável em veículos de tração. O diferencial tem a função de transferir e distribuir uniformemente o torque a dois semi-eixos que em principio giram em sentidos opostos, possibilitando assim, a cada eixo, uma gama de velocidade e rotações diferentes.

É INTERESSANTE:  O que é setor automotivo?

O que é um caminhão 6×4?

Trata-se dos eixos traçados tandem (ainda sem nome comercial definido) com capacidade de carga de 57 a 100 toneladas, que permitem ao motorista controlar a distribuição da tração entre o eixo anterior e o posterior, dependendo da condição de operação, com ou sem carga.

Qual a diferença de 6×2 e 6×4?

Os modelos com duas rodas são chamados de simples, e os com quatro, de duplos. Já a classificação por números é feita seguindo a lógica pontos de apoio x pontos de tração: um caminhão 6×2, por exemplo, possui seis pontos de apoio e dois eixos com tração.

O que é um caminhão 8×2?

Um caminhão rígido 8×2 tem capacidade total de carga líquida de 18,5 toneladas. Já o cavalo mecânico com dois eixos espaçados tem capacidade de carga líquida de 22,5 toneladas. … Mas o cavalo terá dois pneus a mais no eixo de tração, o que gera um pênalti para o cavalo, com gasto de pneu e maior consumo de combustível.

Qual o melhor caminhão traçado?

O Actros 2651 foi o caminhão traçado mais vendido da Mercedes-Benz em 2019. Com 3.703 unidades, o modelo garantiu 7,18% de participação entre os pesados.

Quantos pneus tem um caminhão?

Com relação ao caminhão de apenas dois eixos (um na cabine e outro na carroceria), quando o eixo traseiro (carroceria) tem dois ou quatro pneus, qual a nomenclatura”? – Caminhão ¾ = nome popular, mas antigo, para caminhão pequeno como por exemplo o 608.

Qual a diferença de 6×4 e 6×2?

– Menor peso no eixo de tração! No 6×2 temos aproximadamente 8.500 kg na tração, enquanto no 4×2 temos 10.000 kg. Considerando um coeficiente de atrito de m = 0,45 e que, obviamente, o caminhão tem torque suficiente, os resultados são: – Um caminhão 4×2 (16 tons de PBT) vence uma rampa de até 27,0% (15,1º).

É INTERESSANTE:  Qual o valor do IPVA do Veloster 2013?

O que significa bloqueio transversal?

Quando um dos conjuntos de rodas desse eixo (direito ou esquerdo) começa a patinar, o diferencial faz o bloqueio transversal, ou seja: ele trava o eixo na mesma posição, para que as rodas girem no mesmo ritmo, evitando a perda do torque quando a roda gira em falso.

Para que serve levantar o eixo do caminhão?

Ele costuma ser acionado para economizar pneu, principalmente quando o caminhão está trafegando sem carga.

O que faz o diferencial?

O diferencial automotivo é o responsável por transformar a velocidade que vem do eixo em duas velocidades diferentes. Distâncias diferentes, velocidades diferentes.

O que é um diferencial VW?

O diferencial é um conjunto mecânico de engrenagens que tem funções distintas e de extrema importância para a estabilidade e segurança dos caminhões. … Os principais itens de um diferencial são as engrenagens satélites,planetárias e semi-eixos.

Qual óleo usar no diferencial de caminhão?

12l Óleo Lubrificante Mineral Diferencial 85w140 Meritor 124.

 Na estrada