De quem é a competência do IPVA?
Resumo: O IPVA foi criado pela EC nº27/1985, que acrescentou o inciso III no art. 23 da Constituição de 1967. Desde então, a competência para instituir o imposto sobre propriedade de veículos automotores pertence aos Estados e ao Distrito Federal.
Qual órgão recebe o IPVA?
O governo estadual e municipal arrecada o valor do imposto sobre veículos terrestres automotores como carros de passeio, motos, vans, ônibus, e assim por diante. Embarcações e aviões não pagam IPVA.
Quem é o responsável pela transferência do veículo?
Incumbe ao comprador do veículo automotor promover o registro da transferência de propriedade do bem perante o órgão de trânsito, por força das disposições contidas no artigo 123, § 1º, do Código de Trânsito Brasileiro.
Como pedir isenção de IPVA para igreja?
A Lei 2877/ 97 determina em seu artigo 4º que os veículos de propriedade das igrejas não sofrem incidência do IPVA. O interessado deverá comparecer a uma inspetoria da Secretaria Estadual da Fazenda para requerer o reconhecimento da isenção do IPVA por meio de processo administrativo.
Quem é o sujeito passivo do IPVA?
Assim, em linhas gerais, o sujeito passivo do IPVA, na qualidade de contribuinte, é o proprietário do veículo, seja ele pessoa física ou jurídica, nos moldes do artigo 5º da Lei 13.296/08: Artigo 5º – Contribuinte do imposto é o proprietário do veículo.
Qual a porcentagem do IPVA vai para o município?
O valor do IPVA varia de acordo com o valor do veículo e o pagamento do tributo é requisito obrigatório para o licenciamento do carro. A arrecadação do IPVA é destinada ao governo estadual e ao município onde o veículo foi emplacado, em uma proporção de 50% para o estado e 50% para o município.
Porque tenho que pagar o IPVA?
A arrecadação do IPVA pelo Estado (governos municipal, estadual e federal) é aproveitada para custear os gastos públicos com segurança, saúde, educação e transporte.
Por que o IPVA é tão caro?
– O IPVA é pago sobre o valor venal dos veículos, que é o valor de venda estimado para esses bens que consta na Tabela FIPE. … – O IPVA é um imposto ineficiente, pouco produtivo, porque atinge uma quantidade imensa de contribuintes de baixa renda, auferindo, no entanto, resultados de arrecadação muito baixos.
De quem é a responsabilidade de pagar o IPVA do comprador ou do vendedor?
é responsável pelo pagamento do IPVA, multas e pontos na CNH a partir da tradição efetiva do bem com sua entrega em mãos e sob a responsabilidade do comprador, nas situações em que nenhuma das partes comunica o DETRAN a venda, de tal modo que as cobranças são feitas em nome do antigo proprietário (vendedor), bem como …
Quem paga o DUT na transferência?
O DUT é um documento muito importante, pois através dele o comprador prova que o veículo pertence a ele e o antigo dono fica desobrigado de qualquer responsabilidade para com o automóvel, não tendo que pagar multas e taxas.
Quem paga o Dut Eletrônico quem vende ou quem compra?
A transferência do veículo é de responsabilidade do comprador. E a comunicação de venda é de responsabilidade do vendedor.
Como solicitar isenção de IPVA para transporte escolar?
Após acessar o sistema:
- Selecionar “Novo Requerimento”.
- Selecionar e preencher o formulário “Requerimento de Concessão de Isenção do IPVA para os demais casos, Reconhecimento de Imunidade, Dispensa de Pagamento e Restituição por Furto e Roubo do IPVA”.
- Quando o sistema solicitar, carregar cada um dos documentos.
Quem tem direito à isenção do IPVA?
Dessa maneira, estão isentos ao IPVA:
- Táxis;
- Pessoas com deficiência física, visual, mental ou autista (confira lista de doenças aqui);
- Entidades e pessoas com direito a tratamento diplomático;
- Ônibus e micro-ônibus utilizados no transporte urbano ou no transporte escolar.
Como pedir isenção de IPVA para carros antigos?
No caso de veículo usado, o pedido de isenção de IPVA deve ser feito até o fim do ano anterior. Por exemplo: se o benefício é para o IPVA 2020, o pedido deve ser protocolado até o último dia útil de 2019. Esse serviço não tem custo para o dono do veículo. É importante ficar atento aos prazos.