Pergunta frequente: São condições adversas do motorista resposta certa?

Quais as condições adversas do condutor?

Condições adversas são todos aqueles fatores que podem prejudicar o seu real desempenho no ato de conduzir, tornando maior a possibilidade de um acidente de trânsito.

Quais são as condições adversas de trânsito?

Principais condições adversas de trânsito

  • Excesso de claridade. Em alguns momentos do dia, como o nascer e, especialmente, o pôr do sol, o excesso de claridade pode ofuscar os motoristas, aumentando consideravelmente os riscos de um acidente. …
  • Falta de claridade. …
  • Chuva. …
  • Granizo. …
  • Neblina. …
  • Fumaça. …
  • Vento. …
  • Condições.

São condições adversas em vias pavimentadas envolvendo riscos?

São condições adversas, em vias pavimentadas, envolvendo riscos que podem contribuir para gerar acidentes, as seguintes características: Pavimento em bom estado e acostamento em desnível. Acostamento em desnível e sinalização em bom estado. Presença de óleo e areia na pista.

É INTERESSANTE:  Como pagar IPVA atrasado no boleto?

Quais são as condições adversas de tempo?

As condições adversas de tempo são fatores que podem prejudicar o seu real desempenho no ato de conduzir, tornando maior, a possibilidade de um acidente de trânsito. Chuva, vento, geadas, granizo, neblina reduzem a visibilidade da via e do veículo, além de dificultar a capacidade de sermos vistos.

O que são condições climáticas adversas?

Algumas condições atmosféricas dificultam muito nossa visão na estrada, prejudicando o correto uso do veículo no trânsito. A chuva, o vento, o granizo, a neve, a neblina e até mesmo o calor excessivo, diminuem muito a nossa capacidade de ver e avaliar as condições reais da estrada e do veículo.

Quais são os tipos de luz que podem caracterizar as condições adversas de tal circunstância?

Reflexos de luz solar: Consiste na reflexão das luzes solares nos vidros, espelhos e nas janelas dos outros veículos que compartilham o fluxo. Luz alta em sentido contrário: Provoca cegueira momentânea agravada por fatores adversos, caso das condições ambientais (chuva, neblina, neve, entre outras).

São condições desfavoráveis nas vias a não ser?

Conceito –São condições desfavoráveis ou inadequadas no trânsito, que se não forem tratadas com atenção, certamente serão propiciadoras de acidentes. – Sinalização.

Quais são os cinco princípios da direção defensiva?

Os princípios de direção defensiva dividem-se em cinco grupos: conhecimento, atenção, previsão, habilidade e ação.

Conhecimento

  • As leis de trânsito;
  • O veículo e equipamentos de transporte;
  • As condições adversas que podem ser encontradas durante a condução.

Quais condições da via comprometem a visibilidade do condutor?

3) Entre as condições adversas de veículo estão: A) espelhos retrovisores deficientes, cinto de segurança defeituoso e marca do veículo; … C) pneus gastos, freios desregulados, lâmpadas queimadas, ano e modelo do veículo; D) defeito nos equipamentos obrigatórios, nos limpadores de para-brisa e falta de buzina.

É INTERESSANTE:  Sua pergunta: Qual é a pior marca de carros?

É mais seguro ao se aproximar de um cruzamento?

Ao aproximar-se de qualquer tipo de cruzamento, o condutor do veículo deve demonstrar prudência especial, transitando em velocidade moderada, de forma que possa deter seu veículo com segurança para dar passagem a pedestre e a veículos que tenham o direito de preferência.

Qual é o freio a ser acionado quando da imobilização do veículo?

O freio é composto de uma estrutura fixa no veículo e uma parte móvel que gira com as rodas. Quando se pisa no freio é o atrito produzido entre estes componentes, que possibilita a redução da velocidade e a imobilização do carro. Os automóveis utilizam dois sistemas de frenagem: a disco e a tambor.

É uma condição adversa que reduz a eficiência do sistema freio?

Uma condição adversa que reduz a eficiência do sistema freio é a seguinte A) presença de água no fluido de freio B) disco dentro das especificações do fabricante C) pastilhas dentro do prazo de validade D) lonas novas O condutor deve saber que o embarque e o desembarque de passageiros de um automóvel devem ser feitos A …

O que é ofuscamento no trânsito?

Ofuscamento é uma cegueira momentânea causada pelo excesso de luz em nossos olhos. A vista humana pode levar até sete segundos para se recuperar de um ofuscamento. Um veículo, a uma velocidade de 80 km/h, poderá percorrer até 155 metros antes que seu condutor recupere a visão plena. Um risco para a condução.

Por que atenção difusa é tão importante para o condutor?

O condutor deve adotar uma postura de atenção difusa, ou seja, precisa estar atento a tudo que acontece a sua volta, até para que não seja pego de surpresa. Daí a importância de se estar sempre alerta aos retrovisores, à pista, bem como aos outros veículos próximos, sempre antecipando situações de risco.15 мая 2020 г.

É INTERESSANTE:  Pergunta frequente: É possível refinanciar um veículo com o nome sujo?

O que fazer com um carro em um declive acentuado?

Declives. Você percebe que à frente tem um declive acentuado: antes que a descida comece, teste os freios e mantenha o câmbio engatado numa marcha reduzida durante a descida. Nunca desça com o veículo desengrenado.

 Na estrada