O que fazer para comunicar a venda de um veículo?

O que é necessário para comunicar a venda do veículo?

Para realizar o comunicado, você pode ir a uma unidade do Detran ou entrar no site. Pela internet basta se cadastrar e fazer o login no menu “Serviços Eletrônicos”, na opção “Solicitação de Comunicação de Venda”, digitar o número do Renavam e a placa do veículo.

Como fazer comunicação de venda pela internet?

Cópia autenticada do Certificado de Registro de Veículo (CRV), devidamente preenchido e assinado, com firma reconhecida por autenticidade do vendedor e do comprador. Cópia simples do RG e CPF ou da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto do vendedor.

O que é necessário para comunicar a venda para o Detran do Rio?

A comunicação de venda pode ser feita, gratuitamente, na sede do Detran, no Protocolo Geral, na Avenida Presidente Vargas, 817, sobreloja, das 8h às 16h, ou em qualquer um dos 47 postos de vistoria do Detran distribuídos por todo estado. Os postos funcionam das 7h45 às 18h.

Como funciona a comunicação de venda?

A comunicação de venda isenta o vendedor de qualquer responsabilidade civil ou criminal sobre ocorrências que possam acontecer com o veículo. Ao vender um automóvel, o proprietário é obrigado a fazer o Comunicado de Venda ao Departamento de Trânsito do Estado (Detran), no prazo de 30 dias após a venda.

É INTERESSANTE:  Quem deve comunicar à venda do veículo?

Quem deve fazer o comunicado de venda do veículo?

Quem solicita a comunicação de venda é o ex-proprietário do veículo, o vendedor, ou ainda, um representante legal dele, e pode ser feita nos balcões de atendimento de qualquer posto do Detran.

Como saber se foi feito comunicado de venda de um veículo?

Você deve acompanhar a comunicação de venda no portal www.detran.sp.gov.br, em Veículos > Acompanhamento de serviços, para verificar se foi efetivada ou saber por que o serviço não foi concluído. Para mais informações, acesse o portal da Secretaria da Fazenda (www.fazenda.sp.gov.br) ou ligue para 0800 170 110.

Como fazer comunicação de venda após 30 dias?

Conforme o Art. 134 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o antigo proprietário deve comunicar a venda do veículo em até 30 dias. Essa comunicação deverá ser feita com a cópia autenticada do CRV, devidamente preenchido, assinado por ambas as partes e com firmas reconhecidas (modalidade autenticidade).

Como fazer o comunicado de venda ao Detran es?

O comunicado de venda é gratuito e para fazê-lo o vendedor deve se dirigir a uma unidade do Detran|ES e apresentar documento de identificação e cópia autenticada do Certificado de Registro de Veículo (CRV). O documento deve estar devidamente datado e assinado pelo comprador e vendedor e com firma reconhecida.

Como fazer o comunicado de venda no Detran PR?

Quem optar por fazer o comunicado em cartório paga pelo serviço e necessita da assinatura do vendedor. No Detran o serviço não tem custos, mas o reconhecimento de firma do vendedor permanece indispensável. A ferramenta desenvolvida no Paraná funciona em tempo real, com acesso online.

Como fazer comunicação de venda RJ?

  1. Basta ligar para os telefones do Detran –(21) 3460-4040 / 3460-4041 – ou acessar, neste portal, este link para o site “Agendamento”, e agendar o procedimento de transferência de propriedade em um dos postos de vistoria do DETRAN.
  2. Os documentos exigidos estão neste link.
É INTERESSANTE:  Sua pergunta: Como pagar a taxa de transferência de veículo SP?

Quem paga a comunicação de venda?

A comunicação de venda está prevista no artigo 134 do Código de Trânsito Brasileiro como uma obrigação de quem vende o veículo. … De posse da cópia desse documento, o vendedor paga a taxa do serviço e comparece em qualquer Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA).

O que é restrição de comunicação de venda?

A Comunicação de Venda é uma restrição administrativa, que formaliza o artigo 134 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), que obriga o proprietário anterior informar a venda no veículo dentro de 30 dias.

Quem reconhece firma o comprador ou o vendedor?

Reconhecimento de firma em cartório

Para dar entrada na transferência, o comprador deverá reconhecer firma em cartório — por autenticidade do vendedor e do comprador do veículo — e deverá ter em mãos o CRV (Certificado de Registro de Veículo) assinado pelo vendedor.

 Na estrada