Melhor resposta: Para que serve o distribuidor do carro?

Qual a função do avanço do distribuidor do carro?

O avanço do distribuidor tem duas componentes: Uma centrifuga e outra a vácuo. … O avanço a vácuo aumenta um pouco o avanço sobre o centrifugo para melhorar acelerações. Por isso problemas no avanço a vácuo (mangueira desligada, membrana perfurada, etc.)

Qual a função do rotor do distribuidor?

O rotor é a responsável pela distribuição da carga gerada na bobina e que é passada ao distribuidor. Ele então repassa aos cabos de velas, de acordo com o tempo de ignição, girando no tempo certo, onde cada cilindro recebe no momento exato a centelha para a detonação do combustível admitido.

Onde fica o distribuidor do carro?

O distribuidor é uma peça do motor que faz parte do sistema de ignição. Ele é encarregado de distribuir a corrente elétrica de alta tensão produzida pela bobina para as velas, evitando que a faísca seja encaminhada para a câmara de explosão errada.

Como saber se o distribuidor do carro está com problemas?

As velas de ignição utilizam a faísca do distribuidor para inflamar a mistura de combustível, que é o que mantém o motor funcionando.

Sintomas de um Rotor e Tampa do Distribuidor Ruim ou Ineficaz

  1. Motores de ignição do motor. …
  2. O carro não inicia. …
  3. Verifique se a luz do motor acende. …
  4. Ruídos excessivos ou incomuns do motor.
É INTERESSANTE:  Você perguntou: Qual a melhor marca de multimídia para carros?

Como regular o avanço do distribuidor?

Para ajustar o seu sincronismo, tudo que você precisa fazer é ligar o corpo do distribuidor, num sentido ou no outro, dependendo se deseja ou não que avance ou retarde o sincronismo. Se o rotor gira no sentido horário, você vai avançar o sincronismo girando o distribuidor para a esquerda, e vice-versa.

Para que serve o platinado no carro?

Nos veículos mais antigos, o sistema também era composto pelo platinado, peça responsável por interromper a corrente elétrica que vem da bobina, para garantir que as velas recebam a faísca no ponto correto.

Qual a função de um rotor?

Rotor é tudo que gira em torno de seu próprio eixo produzindo movimentos de rotação. Qualquer máquina rotativa, como turbinas, compressores, redutores, entre outros, possuem eixos rotativos apoiados em mancais de deslizamento, rolamento ou magnéticos.

Como funciona o sistema de funcionamento do distribuidor?

Existe uma peça chamada platinado, e outra peça chamada de rotor. A bobina de ignição manda a tensão para o distribuidor, que a recebe, porém o platinado é quem permite a passagem dessa tensão, através do eixo de rotação do distribuidor. …

O que é um rotor de carro?

O rotor está localizado directamente no interior do distribuidor de ignição e está ligado ao eixo do distribuidor. Ele gira sincronizadamente com a cambota ou veio de manivelas e o motor ao mesmo tempo fornecendo uma operação coordenada de todo o sistema de ignição do veículo.

Como funcionam os platinados?

Platinado: É apenas uma chave elétrica comandada pelo eixo de cames. Ele tem um par de contatos, uma mola, e um came plástico, que é acionado pelo eixo, fazendo com que os contatos se abram ou fechem em sincronia com o motor.

É INTERESSANTE:  Como é que faz para pagar o IPVA?

Quando não sai faísca na vela?

Retire a vela e encoste na carcaça da moto (não segure na vela) e dê partida e veja a faísca que deve ser forte e de cor azulada. Se a faísca estiver azulada “ok”, então o problema pode ser no carburador, se tiver avermelhada ou sem faísca, o problema é com bobina, CDI, pulsor, vela, bobina de faísca.

Qual é a função do módulo hei do Kadett?

É um sensor que sincroniza a rotação do eixo do distribuidor com as faíscas das velas fazendo com que estas sejam produzidas no momento certo para a explosão em cada cilindro do motor.

Qual o sintoma de bobina ruim?

A bobina de ignição com defeito é um exemplo emblemático disso. Os sintomas mais comuns perceptíveis são: carro gastando além do normal, com falhas ou ruídos agudos e com desempenho abaixo do esperado – esse último motivo também pode ser por conta do combustível adulterado.

Como saber se a bobina está funcionando?

Principais sintomas de defeito na bobina de ignição

  1. Tensão alta do alternador.
  2. Potencial de massa ineficiente.
  3. Velas de ignição com desgastes.
  4. Cabos supressores.
  5. Conexões com zinabre.
  6. Módulo de ignição.
  7. Curto circuito nos enrolamentos da bobina.
  8. Trincas na peça.

Como saber se o cabo de vela está bom?

Teste de resistência de cabo de ignição da vela

Use um multímetro digital, ajustado para Ohms Ω. Simplesmente conecte ou segure uma sonda de medição em cada extremidade do cabo e leia a resistência total no medidor. Os especialistas sugere, que a resistência máxima seja de 12.000 ohms por pé.

 Na estrada