Melhor resposta: Como comprar um veículo PCD?

O que precisa para comprar um veículo PCD?

Laudo médico (uma cópia autenticada); Uma cópia autenticada do certificado de propriedade e licenciamento do veículo frente e verso (obrigatoriamente em nome da PcD); Uma cópia da nota fiscal da compra do carro; Declaração que irá possuir apenas um veículo com a isenção de IPVA.

Quem tem direito ao PCD 2020?

Tem direito ao benefício pessoas com deficiências ou patologias que dificultam ou impedem a mobilidade. Elas podem adquirir veículos novos a cada dois anos sem a incidência de IPI e IOF (impostos federais) e ICMS e IPVA (estaduais) – mas se venderem antes de dois anos, têm de pagar os tributos.

Como dar entrada no processo PCD?

Se for deficiente não condutor, é necessário marcar a opção “Quero exercer o papel de representante legal…”. Se for condutor, é necessário já ter alterado a CNH no Detran. Em seguida, abre-se uma caixa de diálogo, e é só clicar em “Pessoa com deficiência” e aí inicia-se o processo.

Quantos carros um PCD pode comprar?

Posso ter mais de um carro PCD? Não. O benefício é concedido apenas para um veículo por CPF beneficiário. Por esta razão, na cidade de São Paulo, os carros PCD estão isentos do rodízio.

É INTERESSANTE:  Como pagar o IPVA na lotérica?

Quem se enquadra em PCD para compra de carros?

Quem tem direito ao benefício? O deficiente físico que é condutor de automóveis está isento de IPI, IOF, ICMS, IPVA e rodízio municipal. Já o portador de necessidades especiais não condutor que tenha deficiência física, visual ou autismo está isento de IPI, e o carro no qual circula fica livre do rodízio municipal.

Quais as doenças que entram no PCD?

30 doenças que garantem isenção de impostos na compra de um veículo (PCD)

  • Amputações;
  • Artrite Reumatóide;
  • Artrodese;
  • Artrose;
  • AVC;
  • Acidente Vascular Encefálico (AVE);
  • Autismo;
  • Alguns tipos de câncer;

Quem pode dirigir um carro de deficiente?

No caso de deficiente condutor, a regra geral é que qualquer pessoa habilitada pode dirigir o carro da PcD, desde que tenha sido autorizado. Ou seja, se o deficiente condutor quiser, pode emprestar o carro para qualquer pessoa que tenha CNH.

Como tirar o laudo PCD?

No caso das pessoas que desejam obter uma CNH especial e ter acesso à isenção de impostos na compra de um carro, é indicado fazer o exame com um médico do SUS que seja credenciado pelo Detran. Ele será responsável pela emissão de um laudo que apresente, de maneira detalhada, a limitação enfrentada pelo paciente.

Como fazer a documentação para PCD?

O PCD deve se encaminhar a uma autoescola especializada para obter uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) especial, e um documento onde consta o modelo do carro e adaptação que o portador necessita. Se caso o veículo for comprado para uma criança, é necessário apresentar a CNH de pelo menos um condutor responsável.

Como obter laudo PCD?

O laudo para PCD pode ser emitido por um médico do trabalho da rede pública de saúde ou conveniado com o Sistema Único de Saúde (SUS).

É INTERESSANTE:  Como avaliar o motorista depois da viagem?

Quantos carros Uma pessoa pode ter em seu nome?

Não tens limite de veículos registados no teu nome. O teu irmão pode registar o carro em nome dele e fazer seguro em teu nome. O teu irmão pode registar o carro em nome dele e fazer seguro em teu nome.

 Na estrada