Questão: Qual é a função do volante do motor?

Qual a função da cremalheira do volante do motor?

Uma delas é a partida do motor, pois no volante é que está instalada a cremalheira, aquela engrenagem que circunda todo o perímetro do volante. … A outra função é transmitir o torque do motor para o câmbio, pois é nele que se fixa a embreagem dos câmbios mecânicos ou o conversor de torque, nos automáticos.

Qual função do volante motor?

O volante do motor é a parte do motor que transfere o torque obtido na cambota (virabrequim ou eixo de manivelas) para caixa de velocidades. Também é responsável por absorver vibrações do motor e manter estável (ou dificultar oscilações) da marcha lenta.

Qual a função do volante bimassa?

Localizado sob o capô do automóvel, entre o motor e a embraiagem, o volante bimassa é uma das peças que integram a transmissão do veículo. Com a forma de um pequeno disco, assume a função essencial de manter o equilíbrio das massas do grupo propulsor.

Como saber se o volante do motor está ruim?

Um sinal que aponta problema no volante, é a percepção de vibrações no motor e no câmbio durante a marcha lenta. Essas vibrações são causadas pela força da combustão que gera o torque no virabrequim. Elas são transmitidas pelas embreagens até o câmbio.

O que é dar um passe no volante?

Fazer a retífica do volante

Afinal, essa é uma peça que está constantemente entrando em atrito com o disco e, portanto, sofre desgaste. Assim, é preciso dar um passe, ou seja, retificar o volante, tanto na área de contato com o disco quanto na de fixação da carcaça.

É INTERESSANTE:  Quando o motor está queimando óleo?

O que acontece quando estraga a embreagem?

Queimar a embreagem é algo que acontece quando você acelera o veículo sem tirar totalmente o pé do pedal da embreagem. Quando isso ocorre, o motor faz ainda mais barulho (devido ao aumento da rotação), mas o carro pouco se movimenta. Logo, vem aquele cheiro de queimado característico.

Porque a embreagem Cola?

Um dos problemas mais comuns é quando a embreagem fica deslizando ou patinando. Isso acontece por diversos motivos, em geral quando o disco da embreagem não consegue ser freado pelo platô, devido a algum dano ou mesmo excesso de resíduos, como graxa ou óleo.

 Na estrada