Qual o melhor óleo para motor 15w40 ou 20w50?

Qual a diferença entre Óleo 15w40 e 20w50?

Não menos importantes são as faixas de viscosidade. … Assim, no caso de ser recomendado o 15W40, tanto pode ser usado em substituição um 10W40 (mais fluido a frio, igual a quente) quanto um 15W50 (igual a frio, mais viscoso a quente), mas não um 5W30 (fluido demais a quente) ou um 20W50 (grosso em excesso a frio).

Qual o melhor óleo para carros com alta quilometragem?

O óleo do tipo mineral tem o uso por quilometragem recomendado até cinco mil quilômetros e o sintético, conforme a marca e especificação entre 15 e 20 mil quilômetros.

Pode misturar Óleo 15w40 com 20w50?

Fazer esse tipo de mistura é extremamente não indicado para qualquer veículo. Adicionar, por exemplo, óleo 20w50 a um reservatório previamente preenchido com óleo 15w40, pode ocasionar em sérios problemas para o motor.

Quando usar o Óleo 15w40?

Por exemplo, se seu carro requer um óleo 15W40, e você não encontra no posto de gasolina, você sempre pode optar por um óleo cujo o número anterior seja menor que 15 e o posterior seja maior que 40. Fazendo isso, você garante que o óleo vai suportar baixas temperaturas sem solidificar-se ou prejudicar a bombealidade.

É INTERESSANTE:  Quais são as peças fixas de um motor?

O que significa a sigla 20w50?

O 20W50 por exemplo, quer dizer que em uma temperatura fria ele tem viscosidade equivalente a 20 e na temperatura mais alta ele tem a viscosidade equivalente a 50. O resultado é simples, quanto mais alto o número, melhor sua fluidez. O óleo 0w20, por exemplo, flui mais rapidamente, o 20W50 demora muito mais.

Quando usar o Óleo 20w50?

Neste caso, se o motor começa a queimar muito óleo, vale a pena aumentar a viscosidade pra 20W50 ou 25W60. Entretanto, não há essa recomendação de mudar ou aumentar a aditivação do óleo quando o motor atinge elevada quilometragem. Chega uma hora que só mandando retificar.

Qual melhor óleo para motor com mais de 100 mil?

Nesse caso, vale a pena aumentar a viscosidade, por exemplo, de 10W40 para 20W50 ou 20W60. Entretanto, muitos motores ultrapassam os 50 ou 60 mil quilômetros, podem chegar a 100 mil ou mais quilômetros sem a necessidade de óleo mais viscoso, desde que eles não estejam queimando óleo em excesso.

Quantos km devo trocar o óleo do meu carro?

No caso do óleo mineral, a troca deve ser feita a cada 5 mil quilômetros, já o óleo sintético tem uma vida útil mais longa, podendo ser trocado a cada 10 mil.

Quando mudar a viscosidade do óleo do motor?

Quanto mais ele se oxida, mais cresce sua viscosidade, aumentando o consumo de combustível, perdendo potência, formando vernizes e aumentando emissões”, afirma Riolfi. Em geral, deve-se trocar o óleo após um ano de uso, mesmo que esteja abaixo da quilometragem indicada no manual do proprietário.

Pode colocar Óleo 20w50?

Quanto maior o número, maior a viscosidade, para o óleo suportar maiores temperaturas. Graus menores suportam baixas temperaturas sem se solidificar ou prejudicar a bombeabilidade. Ou seja, se seu carro requer 20W50, você pode usar algum óleo com o primeiro número menor que 20 e o segundo número maior, como 10W60.

É INTERESSANTE:  Melhor resposta: Como dar partida no motor?

Pode misturar Óleo 10w40 e 15w40?

Só é recomendado fazer a mistura com um óleo que tenha as mesmas especificações. Adicionar um produto com aditivos diferentes, como um lubrificante sintético com um mineral, pode causar sérios problemas ao veículo. O motor se desgasta mais rápido, diminuindo a eficiência do carro e aumentando o consumo de combustível.

O que acontece se misturar óleo mineral com semi sintético?

Verdade – Não é recomendado misturar óleos minerais com sintéticos. Seus óleos básicos apresentam naturezas químicas diferentes e a mistura pode comprometer o desempenho de sua aditivação, podendo gerar depósitos (borras).

O que significa 15w40 do óleo?

Tomando como exemplo um óleo SAE 15W 40 podemos dizer que: 15 – Significa que a viscosidade é de 15m²/s a uma temperatura de 0 ºC no momento em que se dá a partida no motor[CL2] . 40 – Significa que a viscosidade é de 40m²/s a uma temperatura de 100 ºC, quando o motor já está em funcionamento.

Qual a diferença do Óleo 10w30 para o 15w40?

Em certos casos, recomenda-se até o uso de um óleo com viscosidade maior do que a indicada no manual para compensar o desgaste, que seria um óleo mais “grosso”. Neste caso, o motor que usa o óleo, por exemplo, 10W30, poderia passar para um 15W40, podendo-se assim reduzir a frequência de se completá-lo no cárter.

Como saber o óleo certo para o motor?

Quando frio, ele é mais grosso, e vai ficando mais fino na medida que o motor se aquece. Para saber a viscosidade ideal do seu carro, é preciso consultar o manual ou, na falta dele, a internet. São dois números separados pela letra W, como por exemplo um óleo com viscosidade 5W30.

É INTERESSANTE:  Qual o motor 2 0 mais potente?
 Na estrada