Qual a função do sistema de arrefecimento do motor?

Qual é a função do sistema de arrefecimento?

O sistema de arrefecimento é responsável por manter o carro a uma temperatura ideal de funcionamento – sempre na faixa dos 90º Celsius. O trabalho é importante, pois o motor esquenta muito com todas as explosões da queima do combustível.1 мая 2015 г.

Quais os dois sistemas de arrefecimento do motor?

TIPOS DE SISTEMA DE ARREFECIMENTO Existem dois tipos de sistemas de arrefecimento: Sistema de arrefecimento a ar, que consiste na dissipação de calor através da atmosfera, e o sistema de arrefecimento a água que pode ser divido em dois, chamados sistemas por termossifão e circulação forçada.

Como funciona o sistema de arrefecimento do motor?

O radiador tem como função realizar a troca de calor entre o motor e o ar frio de fora do carro, com a ajuda do líquido composto por 50% de água desmineralizada e 50% de aditivo. Este aditivo, por sua vez, não deixa que água ferva nem congele, auxiliando na manutenção da temperatura adequada.

É INTERESSANTE:  Como saber se o motor é aspirado?

Quais são os componentes do sistema de arrefecimento?

O sistema basicamente é composto por 7 componentes principais:

  • Bomba d’ água.
  • Válvula termostática.
  • Reservatório.
  • Radiador.
  • Aditivo.
  • Sensor de temperatura.
  • Eletroventilador.

Como funciona o sistema de refrigeração?

No sistema de refrigeração, a temperatura do condensador deve ser mais alta que o ambiente externo. A troca de calor que provoca a queda da temperatura em um sistema de refrigeração é possível graças ao fluido refrigerante. … Ao percorrer o sistema, torna-se um vapor altamente quente e com alta pressão.

O que acontece quando tem ar no sistema de arrefecimento?

Entenda o problema

É um problema que pode acontecer no sistema de arrefecimento do veículo. Pode ser devido a um vazamento, quando há alguma mangueira ressecada, ou durante a colocação de água/aditivo com o automóvel ainda quente. “O ar faz o motor esquentar e o ventilador não entrar em funcionamento.

Fazem parte do sistema de arrefecimento a água?

Radiador, bomba d’água e ventilador. …

O que é limpeza do sistema de arrefecimento?

Limpeza. A partir da apresentação de defeitos, peças que compõem o sistema de arrefecimento devem ser trocadas. Esse serviço é realizado no momento da limpeza. Na prática, o motor é esfriado e o líquido é liberado da válvula de drenagem do radiador.

Como funciona o sistema de arrefecimento do motor a diesel?

O Sistema de arrefecimento tem como objetivo retirar o excesso de calor do motor mantendo a temperatura na faixa de 85º a 95º C. Os meios arrefecedores usados são o ar e a água. O meio arrefecedor entra em contato com as partes aquecidas do motor, absorver calor e transfere para o meio ambiente.

O que é sistema de arrefecimento automotivo?

O sistema de arrefecimento do motor é responsável por manter a temperatura ideal do veículo. Desta maneira, impede que o automóvel, quando em atividade, fique muito quente. Portanto, opera tanto como uma proteção para o veículo quanto para o condutor.

É INTERESSANTE:  Qual o motor de um carro de Fórmula 1?

Como saber se o sistema de arrefecimento está funcionando?

Tampa do reservatório:

Nos veículos novos a tampa não fica mais junto com radiador, fica no reservatório de expansão. Ela suporta altas temperaturas e se estiveram com problemas ou mal encaixada comprometem o resfriamento do motor. Trocá-la de acordo com a indicação do fabricante.

O que é o líquido de arrefecimento do motor?

Qualquer fluido utilizado para fazer a troca de calor num sistema de refrigeração é denominado líquido de arrefecimento. Esse elemento pode ser tanto água quanto um fluído específico para refrigeração, como aquele utilizado pela Honda em seus sistemas de refrigeração selados, que não necessitam de troca frequente.

Qual é a melhor água para colocar no radiador?

Água quanto mais pura melhor, de preferência, a destilada. Ou melhor ainda: como hoje deve-se usar 50% de água, 50% de um aditivo chamado etilenoglicol, o melhor é comprar o líquido pronto, que já existe no mercado, nos postos, nas casas de peças, nas concessionárias.

Como funciona o reservatório de água do radiador?

O sistema de dutos que leva a água para refrigerar o motor permite que o carro funcione corretamente sem sobreaquecer ou ficar frio ao extremo. Em ambos os casos, com o carro muito quente ou muito frio, o veículo ficaria impossibilitado de circular.

Qual a maneira correta de colocar água no radiador?

Como colocar água no radiador: encontrando o reservatório

A tampa do reservatório do radiador deve estar no topo de um recipiente de plástico transparente com marcas MIN e MAX no lado, com os níveis de líquido existentes visíveis no interior. Abra a tampa e colocá-la de lado em um local seguro para não perdê-la.

É INTERESSANTE:  Você perguntou: Qual a validade do óleo de motor sintético?
 Na estrada