Você perguntou: O que significa TWI nos pneus?

O que é o TWI?

O TWI é um recurso desenvolvido pelos fabricantes, que visa facilitar a vida dos proprietários de veículo na hora de verificar o estado dos pneus.

O que significa a sigla TWI e para que serve?

A resposta esta na lateral externa do pneu, o TWI (Tread Wear Indicator), ou indicador de desgaste da banda de rodagem.

Para que serve o TWI?

TWI vem de Tread Wear Indicator, que significa Indicador de Desgaste de Banda de Rodagem. Desenvolvido pelas fabricantes de carros e motocicletas, o TWI serve para que você possa verificar se os pneus estão ou não em boas condições de uso.

Qual o limite do TWI?

Para isso, basta analisar o indicador de desgaste de rodagem, chamado de TWI (Tread Wear Indicator), presente na banda de rodagem de todos os pneus. Os sulcos da banda de rodagem não podem ser menores que 1,6 milímetros de altura. Pneus com sulcos abaixo deste padrão-limite oferecem sérios riscos de segurança.

Qual o limite de uso dos pneus?

O desgaste máximo permitido por lei do pneu (limite de segurança) é de 1.6 mm de profundidade dos sulcos. Abaixo dessa medida, o pneu já passa a ser considerado “careca”.

É INTERESSANTE:  Questão: Qual a medida do pneu do Nissan March?

Como saber se o pneu está gasto?

Use uma moeda de R$ 1 para tirar a dúvida! Coloque entre os sulcos, se a margem dourada da moeda desaparecer, quer dizer que seu pneu ainda está em condições de uso. Porém, se a parte dourada da moeda ficar aparecendo quer dizer que o pneu já pode ser trocado.

Como medir os sulcos dos pneus?

A forma mais simples e comum de medir os sulcos dos pneus é realizar a leitura do pneu pelo indicador de desgaste. Ele consiste em um bloco de borracha de 1,6 mm de espessura embutido no fundo dos canais longitudinais. Para encontrar a posição do indicador de desgaste na peça, deve-se procurar na lateral do pneu.

O que são os sulcos dos pneus?

Os sulcos do pneu são canais localizados no sentido tangencial da banda de rodagem e sua função principal é escoar a água para evitar aquaplanagem.

Quando os pneus devem ser substituídos?

Quando eles chegam ao seu limite é um sinal que o pneu deve ser trocado por aumentar os riscos de o pneu não cumprir sua função adequadamente em situações como aquaplanagens e mesmo na aderência em relação ao asfalto.

Como avaliar um pneu usado?

O principal indicador de desgaste dos pneus é o TWI (Tread Wear Indicator), que é uma pequena saliência de borracha que fica alojada no interior de um dos sulcos do pneu. Para localizar a marca, é só procurar pela sigla “TWI” ou por um triângulo que esteja posicionado no flanco do pneu.

Como saber se o pneu da moto passa na vistoria?

É fácil. Procure na lateral externa do pneu a sigla TWI ou um triângulo e, nessa direção, você vai achar o ponto que indicará a situação do pneu. Se você verificar que o ponto num dos sulcos está batendo no chão, saiba que o pneu já deve ser trocado.

É INTERESSANTE:  Resposta rápida: Qual o pneu original do Prisma 2011?

Qual a medida do sulco do pneu novo?

“Recomendamos uma profundidade mínima de 3 mm para que o pneu possa ser utilizado com segurança e, em caso de pista molhada, tenha a capacidade de drenar a água adequadamente. Os sulcos são essenciais para esse processo.

Como saber se o pneu está bom para vistoria?

Já os de neblina só devem acender com as lanternas ou com os faróis baixos. Os pneus também devem ser verificados. Neste caso, a referência é o Tread Wear Indicator (TWI). É um filete de borracha disposto transversalmente aos sulcos em alguns pontos da banda de rodagem.

Quantos mm tem um pneu novo?

Os pneus novos têm uma profundidade de piso de 8-9mm. A profundidade mínima legal é de 1,6mm. Nós recomendamos um mínimo de 3mm para pneus de verão e de todas as estações.

Como ver a validade do pneu Firestone?

Para ver a data de fabricação é simples: é só procurar na lateral do pneu a marca, como na foto que está abaixo. Ali, os dois primeiros algarismos indicam a semana e os seguintes, o ano em que foram fabricados. No caso, o pneu foi fabricado na 3ª semana do ano de 2013.

 Na estrada