Resposta rápida: Quantos anos um pneu pode rodar?

Quanto tempo posso guardar um pneu novo?

Sim, desde que tenha sido armazenado corretamente. Ao contrário do que diz a crença popular, pneus não têm prazo de validade e sua troca é recomendada só após dez anos da produção.

Qual o perigo de rodar com pneu vencido?

A validade do pneu é importante porque, após o período limite, a peça começa a se desgastar em excesso, colocando em risco a vida dos ocupantes do veículo. Mesmo estando em excelente estado visual, um pneu vencido é um risco iminente. Afinal, os componentes do produto já ultrapassaram o limite de sua vida útil.

Qual o tempo de uso de um pneu?

Após garantir uma boa procedência do veículo desejado, é preciso voltar os olhos para os diversos fatores que podem aumentar ou diminuir o tempo de vida de um pneu. Estima-se que em um carro de passeio essa peça deve durar de 40 a 60 mil quilômetros até o momento da troca.

Como guardar um pneu novo?

Os pneus devem ser guardados em posição vertical a fim de evitar as deformações e agilizar mais o trabalho de montagem. Não devem ficar suspensos ou empilhados no flanco. Se guardar pneus com inscrições brancas entre eles, é imperativo sobrepor as inscrições para evitar que a borracha preta não tinga a branca.

É INTERESSANTE:  Como ver a data de validade do pneu?

Como armazenar pneus de caminhão?

Confira 5 dicas de como armazenar pneus de caminhão corretamente.

  1. Armazene os pneus de caminhão limpos. …
  2. Escolha um lugar seguro e livre das ações climáticas. …
  3. Use prateleiras e sacos plásticos. …
  4. Deixe os pneus longe de fontes de calor. …
  5. Mude a posição dos pneus. …
  6. Armazenagem incorreta pode trazer problemas graves.

Qual a validade do pneu Pirelli?

No entanto, é plenamente possível que um pneu ainda esteja em boas condições de uso mesmo após o término da garantia, que é, por iniciativa da Pirelli, de cinco anos a partir da data de compra.

Quanto tempo dura o estepe?

Validade do estepe (e outros pneus)

Ele expira por um processo natural de oxidação do composto de borracha. Ultrapassados estes cinco a seis anos, o pneu perde algumas de suas características como, por exemplo, sua flexibilidade e inicia um processo de ressecamento e endurecimento.

Como saber a data de validade do pneu?

Para ver a data de fabricação é simples: é só procurar na lateral do pneu a marca, como na foto que está abaixo. Ali, os dois primeiros algarismos indicam a semana e os seguintes, o ano em que foram fabricados. No caso, o pneu foi fabricado na 3ª semana do ano de 2013.

Como empilhar pneus?

Os pneus devem ser estocados verticalmente em prateleiras distantes, no mínimo, a 10cm do solo. Para evitar que se deformem, é aconselhável efetuar rotações uma vez por mês. Recomenda-se ainda o tempo de estocagem máxima, que prevê cinco anos após data de fabricação (vide código DOT).

Como conservar pneu de moto?

Pressão correta

Com pneu muito cheio, a moto sofre um impacto maior, principalmente ao passar por buracos, lombadas ou valetas. Na pressão ideal, só alegria: o desgaste será por igual na banda de rodagem. A dica é conferir a pressão semanalmente, sempre pela manhã e com os pneus ainda frios.

É INTERESSANTE:  O que significa a letra h no pneu?
 Na estrada