Questão: Como funciona o DOT do pneu?

O que é o DOT do pneu?

DOT= Department of Transportation, informa que o pneu está em conformidade com os regulamentos DOT dos Estados Unidos. O código começa com as letras DOT seguido por duas letras e o número que representa a fábrica onde foi produzido.

Onde fica o DOT do pneu?

A data de fabricação do pneu pode ser encontrada em sua lateral – através do então chamado número DOT. Para quem não sabe, DOT é a abreviação de uma sigla americana que significa “Department of Transportation (Departamento de Transporte)”. O número DOT têm quatro dígitos.

Qual o prazo de validade de um pneu?

Um assunto controverso é a durabilidade do pneu. Pois, algumas fábricas dizem que ele dura de cinco a seis anos, outras, dizem que os pneus duram até os 10 anos.

Como é feita a medição de pneu?

A medida comum na maioria dos pneus do mundo consiste da largura do tamanho da parede do pneu comparado com a largura e o raio.

  1. Exemplo: 175/70R13.
  2. 175 é a largura do pneu em milímetros.
  3. 70 significa que a altura da parede do pneu e 70% da largura, então a altura seria 122.5mm.
É INTERESSANTE:  Resposta rápida: Como identificar um pneu?

O que quer dizer 88h no pneu?

Indica a capacidade máxima de carga que um pneu pode suportar quando enche, devido à pressão máxima de segurança.

O que significa 85v no pneu?

85 – Índice de carga: O número representa a quantidade de peso que o pneu suporta. 85 = 515Kg. Mais abaixo, veremos a tabela completa; H – Corresponde ao índice de velocidade e indica a velocidade máxima de certificação do pneu para poder suportar uma carga com toda a segurança.

Como saber se o pneu do carro é original de fábrica?

Para saber se é o primeiro jogo, basta ver a data do pneu, que vem identificada depois da sigla DOT – formada por quatro números, sendo os dois primeiros da semana e os dois últimos do ano em que foi fabricado. Esse ano deve ser o mesmo da fabricação do carro.

O que significa a numeração dos pneus?

Todo pneu possui uma numeração que indica suas medidas básicas: largura, altura e diâmetro. Os três primeiros números indicam a largura em milímetros e os dois números depois da barra indicam a proporção da altura do pneu. … Usando o exemplo acima, podemos dizer que o pneu tem 13 polegadas de diâmetro.

O que significa 75 W no pneu?

Parênteses: O parênteses nos índices de carga e velocidade máxima indicam que o pneu suporta também além da especificação indicada de velocidade desde que não transponha a carga máxima. No exemplo utilizado acima (75W), com carga máxima de até 387 kg são suportadas velocidades superiores a 270 km/h.25 мая 2015 г.

O que acontece com o pneu vencido?

A validade do pneu é importante porque, após o período limite, a peça começa a se desgastar em excesso, colocando em risco a vida dos ocupantes do veículo. Mesmo estando em excelente estado visual, um pneu vencido é um risco iminente. Afinal, os componentes do produto já ultrapassaram o limite de sua vida útil.

É INTERESSANTE:  O que quer dizer pneu Cinturato p1?

Onde ver a validade do pneu Pirelli?

A data de fabricação do pneu está marcada em sua lateral, tecnicamente conhecida como flanco, normalmente após a inicial DOT. Seguido dessas três letras vêm quatro números. Os dois primeiros representam a semana e os últimos, o ano da fabricação.

Como saber o tamanho do aro da roda?

Aro: As famosas “roda 14” e “roda 17”.

As medidas são dadas em polegadas. Uma polegada possui 2,54 centímetros. O aro é o diâmetro da roda.19 мая 2017 г.

Quais as medidas de pneus que existem?

Pneu Aro 16

  • Pneu 120/80R16.
  • Pneu 120/90R16.
  • Pneu 130/90R16.
  • Pneu 150/80R16.
  • Pneu 180/70R16.
  • Pneu 195/45R16.
  • Pneu 195/55R16.
  • Pneu 195/75R16.

Como medir o diâmetro de um pneu?

Para obter a diferença basta calcular o diâmetro total de cada pneu, convertendo as 16 pol em milímetros (406 mm) e observando que o número 80 do perfil refere-se a uma porcentagem da largura, e não a uma unidade de medida. Assim, 80% de 175 mm são 140 mm, enquanto 80% de 215 mm são 172 mm.

 Na estrada