Quantos anos de validade tem um pneu?

Qual é a validade de um pneu?

Para ver a data de fabricação é simples: é só procurar na lateral do pneu a marca, como na foto que está abaixo. Ali, os dois primeiros algarismos indicam a semana e os seguintes, o ano em que foram fabricados.

Qual o prazo de validade de um pneu Pirelli?

No entanto, é plenamente possível que um pneu ainda esteja em boas condições de uso mesmo após o término da garantia, que é, por iniciativa da Pirelli, de cinco anos a partir da data de compra.

Quanto tempo posso guardar um pneu novo?

Sim, desde que tenha sido armazenado corretamente. Ao contrário do que diz a crença popular, pneus não têm prazo de validade e sua troca é recomendada só após dez anos da produção.

O que acontece com o pneu vencido?

A validade do pneu é importante porque, após o período limite, a peça começa a se desgastar em excesso, colocando em risco a vida dos ocupantes do veículo. Mesmo estando em excelente estado visual, um pneu vencido é um risco iminente. Afinal, os componentes do produto já ultrapassaram o limite de sua vida útil.

Onde fica a data de fabricação do pneu?

Na banda lateral do pneu estão gravadas várias de suas características: as medidas (largura, altura, diâmetro), capacidade de carga, velocidade máxima, e outras. Entre elas, três letras seguidas de quatro dígitos. As letras são sempre DOT, e os dígitos, por exemplo, 3315. Eles é que definem sua data de fabricação.

É INTERESSANTE:  Qual a calibragem dos pneus do versa?

O que é o DOT do pneu?

DOT= Department of Transportation, informa que o pneu está em conformidade com os regulamentos DOT dos Estados Unidos. O código começa com as letras DOT seguido por duas letras e o número que representa a fábrica onde foi produzido.

Qual o prazo de validade de um pneu de moto?

Normalmente, o prazo de validade que se recomenda para o uso de um pneu é de 5 anos. Após esse período, há um processo de degradação que representa riscos tanto para o condutor quanto para quem vai na garupa.

Como armazenar pneus de caminhão?

Confira 5 dicas de como armazenar pneus de caminhão corretamente.

  1. Armazene os pneus de caminhão limpos. …
  2. Escolha um lugar seguro e livre das ações climáticas. …
  3. Use prateleiras e sacos plásticos. …
  4. Deixe os pneus longe de fontes de calor. …
  5. Mude a posição dos pneus. …
  6. Armazenagem incorreta pode trazer problemas graves.

Como conservar os pneus?

Por isso, veja agora 5 cuidados essenciais para conservar o pneu do carro e, então, rodar muitos quilômetros com um jogo.

  1. Utilize sempre o pneu indicado pela montadora. …
  2. Faça o rodízio regularmente. …
  3. Mantenha os pneus corretamente calibrados. …
  4. Cuide do alinhamento do seu carro. …
  5. Dirija com cuidado.

Como guardar um pneu novo?

Os pneus devem ser guardados em posição vertical a fim de evitar as deformações e agilizar mais o trabalho de montagem. Não devem ficar suspensos ou empilhados no flanco. Se guardar pneus com inscrições brancas entre eles, é imperativo sobrepor as inscrições para evitar que a borracha preta não tinga a branca.

Quanto tempo posso andar com o estepe do carro?

Então, pode-se colocar o estepe para rodar se o pneu foi fabricado há menos de cinco anos. Entre cinco a dez anos, ele deve permanecer como sobressalente, pois perde características essenciais para garantir um bom comportamento do automóvel.

É INTERESSANTE:  Sua pergunta: Como saber se o pneu é duro ou macio?

Como hidratar pneu de carro ressecado?

Limpe os pneus com água e detergente neutro pelo menos uma vez por mês. Molhe um pano na solução, esfregue toda a superfície do pneu e, em seguida, enxágue com a mangueira do jardim. A mistura de água e detergente limpará os pneus sem prejudicar os antioxidantes que protegem a borracha.

 Na estrada