Qual o perigo de rodar com pneu vencido?

Qual o risco de rodar com pneu vencido?

A validade do pneu é importante porque, após o período limite, a peça começa a se desgastar em excesso, colocando em risco a vida dos ocupantes do veículo. Mesmo estando em excelente estado visual, um pneu vencido é um risco iminente. Afinal, os componentes do produto já ultrapassaram o limite de sua vida útil.

Quantos anos um pneu pode rodar?

2 – Dez anos é o máximo

Se não houve reposição dos pneus 10 anos após a data de fabricação, a Michelin recomenda a troca por pneus novos como precaução, mesmo que pareçam estar em condições de uso e o indicador de desgaste da banda de rodagem não tenha sido atingido. Isso também se aplica aos estepes.

Qual a durabilidade de um pneu sem uso?

Sim, desde que tenha sido armazenado corretamente. Ao contrário do que diz a crença popular, pneus não têm prazo de validade e sua troca é recomendada só após dez anos da produção.

Qual o prazo de validade de um pneu Pirelli?

No entanto, é plenamente possível que um pneu ainda esteja em boas condições de uso mesmo após o término da garantia, que é, por iniciativa da Pirelli, de cinco anos a partir da data de compra.

É INTERESSANTE:  Melhor resposta: O que devo saber para comprar um bom pneu?

Quanto tempo posso andar com o estepe do carro?

Então, pode-se colocar o estepe para rodar se o pneu foi fabricado há menos de cinco anos. Entre cinco a dez anos, ele deve permanecer como sobressalente, pois perde características essenciais para garantir um bom comportamento do automóvel.

Como descobrir o ano de fabricação do pneu?

As letras são sempre DOT, e os dígitos, por exemplo, 3315. Eles é que definem sua data de fabricação. Os dois primeiros (33, no exemplo) significam que foi produzido na 33ª semana do ano. Os dois últimos (15), registram o ano: 2015, no caso.

Quanto tempo dura um pneu novo?

A durabilidade também pode variar de maneira importante em função da topografia da cidade. Para uma cidade como São Paulo (SP), os pneus podem durar entre 70 mil km e 100 mil km, enquanto que para uma cidade com topografia irregular como Belo Horizonte (MG), os pneus podem durar entre 40 mil km e 50 mil km quilômetros.

Qual é a marca de pneu que dura mais?

Uma delas é a Michelin, que na maioria das vezes é vista como a melhor, sobretudo por conta da resistência, embora não sejam tão baratos assim – a durabilidade, porém, acaba justificando o preço. Há ainda outras excelentes marcas, como a Pirelli, em especial para carros de alto desempenho, e a Goodyear.

Qual o prazo de validade de um pneu de moto?

Normalmente, o prazo de validade que se recomenda para o uso de um pneu é de 5 anos. Após esse período, há um processo de degradação que representa riscos tanto para o condutor quanto para quem vai na garupa.

É INTERESSANTE:  Qual é a calibragem certa do pneu do Onix?

Como funciona o DOT do pneu?

O número DOT têm quatro dígitos. Os primeiros dois dígitos indicam a semana em que o pneu foi produzido, como por exemplo: 32. O ano de produção vem logo em seguida. Se pegarmos então o exemplo de 3214, significa que o pneu foi produzido na 32º semana de 2014.

 Na estrada