Qual a validade de pneus automotivos?

Quantos anos e a validade de um pneu?

Um assunto controverso é a durabilidade do pneu. Pois, algumas fábricas dizem que ele dura de cinco a seis anos, outras, dizem que os pneus duram até os 10 anos.

Qual o perigo de rodar com pneu vencido?

A validade do pneu é importante porque, após o período limite, a peça começa a se desgastar em excesso, colocando em risco a vida dos ocupantes do veículo. Mesmo estando em excelente estado visual, um pneu vencido é um risco iminente. Afinal, os componentes do produto já ultrapassaram o limite de sua vida útil.

Qual o prazo de validade de um pneu Pirelli?

No entanto, é plenamente possível que um pneu ainda esteja em boas condições de uso mesmo após o término da garantia, que é, por iniciativa da Pirelli, de cinco anos a partir da data de compra.

Quanto tempo posso guardar um pneu novo?

Sim, desde que tenha sido armazenado corretamente. Ao contrário do que diz a crença popular, pneus não têm prazo de validade e sua troca é recomendada só após dez anos da produção.

Como verificar a data de validade de um pneu?

As letras são sempre DOT, e os dígitos, por exemplo, 3315. Eles é que definem sua data de fabricação. Os dois primeiros (33, no exemplo) significam que foi produzido na 33ª semana do ano. Os dois últimos (15), registram o ano: 2015, no caso.

É INTERESSANTE:  Tem como consertar pneu rasgado?

Quanto tempo dura o estepe?

Validade do estepe (e outros pneus)

Ele expira por um processo natural de oxidação do composto de borracha. Ultrapassados estes cinco a seis anos, o pneu perde algumas de suas características como, por exemplo, sua flexibilidade e inicia um processo de ressecamento e endurecimento.

Qual o prazo de validade de um pneu de moto?

Normalmente, o prazo de validade que se recomenda para o uso de um pneu é de 5 anos. Após esse período, há um processo de degradação que representa riscos tanto para o condutor quanto para quem vai na garupa.

O que é DOT no pneu?

DOT= Department of Transportation, informa que o pneu está em conformidade com os regulamentos DOT dos Estados Unidos. O código começa com as letras DOT seguido por duas letras e o número que representa a fábrica onde foi produzido.

 Na estrada