Quais as regras para o uso da cadeirinha?
Como fica a lei da Cadeirinha
A principal mudança é que, de acordo com a nova lei, crianças de 4 até 10 anos ou que tenham menos de 1,45 metro deverão ser obrigatoriamente transportadas no banco traseiro em assento de elevação utilizando o cinto de segurança.
Foi aprovada a lei da cadeirinha?
Como é: Atualmente, uma resolução do Contran, de 2008, trata das regras para o uso obrigatório de cadeirinhas ou assento de elevação para crianças de até 7 anos e meio. Entre 7 anos e meio e 10 anos, a criança deve usar o cinto de segurança.
Qual a idade máxima para uso da cadeirinha?
De acordo com a legislação brasileira, a criança deve usar esse equipamento de quatro a sete anos e meio de idade. Entretanto, para oferecer mais segurança, recomenda-se que a criança use esse dispositivo até os 10 anos de idade (ou até atingir 1,45 m de altura).
Quando entra em vigor a nova lei da cadeirinha?
Na última terça-feira (13), o presidente Jair Bolsonaro aprovou a lei que modifica pontos do Código de Trânsito Brasileiro, o qual vigora desde 1997. Entre eles, está a mudança sobre o uso da cadeirinha para crianças até os dez anos.
Quando não precisa mais usar cadeirinha?
Crianças entre 1 e 4 anos devem ficar na cadeirinha presa com o cinto e no banco traseiro. Crianças com idade entre 4 e 7 anos e meio, deve ser utilizado um assento de elevação no banco de trás. Crianças com idades entre 7 anos e meio e 10 anos devem utilizar apenas cinto de segurança no banco de trás.
O que mudou no CTB 2020?
O presidente Jair Bolsonaro sancionou, na última terça-feira, 13, a lei que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Dentre as mudanças, está a ampliação do prazo de validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a flexibilização na pontuação para suspensão do documento.
Qual o valor da multa da cadeirinha?
Hoje, a falta da cadeirinha é considerada infração gravíssima, com multa de R$ 293 e perda de sete pontos na carteira. Pelo projeto de lei, a infração será punida apenas com advertência por escrito.
Qual o valor da multa por falta de cadeirinha?
Hoje, quem comete esse tipo de infração é punido com multa de R$ 293,57 e sete pontos na carteira, além da apreensão do veículo. A proposta em análise na comissão mantém a retenção, mas dá apenas uma advertência ao infrator.
Qual cadeirinha usar com 5 anos?
A partir dos quatro anos de idade, as crianças devem utilizar o assento de elevação, também chamado de booster (aproximadamente de 18 kg a 36 kg). Use sempre o cinto de segurança. Crianças com mais de 7,5 anos ainda devem ir no banco traseiro, mas basta usar o cinto de segurança do próprio banco.