Melhor resposta: O que significa a sigla TWI dos pneus?

O que é o TWI?

O TWI é um recurso desenvolvido pelos fabricantes, que visa facilitar a vida dos proprietários de veículo na hora de verificar o estado dos pneus.

O que significa a sigla TWI e para que serve?

É muito simples saber em quais condições estão os pneus de seu veículo e, assim, descobrir se está ou não na hora de efetuar a troca. Para isso, basta analisar o indicador de desgaste de rodagem, chamado de TWI (Tread Wear Indicator), presente na banda de rodagem de todos os pneus.

Para que serve o TWI?

TWI vem de Tread Wear Indicator, que significa Indicador de Desgaste de Banda de Rodagem. Desenvolvido pelas fabricantes de carros e motocicletas, o TWI serve para que você possa verificar se os pneus estão ou não em boas condições de uso.

Qual o limite de desgaste do pneu?

O desgaste máximo permitido por lei do pneu (limite de segurança) é de 1.6 mm de profundidade dos sulcos. Abaixo dessa medida, o pneu já passa a ser considerado “careca”.

O que são os sulcos dos pneus?

Os sulcos do pneu são canais localizados no sentido tangencial da banda de rodagem e sua função principal é escoar a água para evitar aquaplanagem. Os desenhos também são responsáveis por garantir a aderência do pneu à pista.

É INTERESSANTE:  Qual a calibragem correta dos pneus do Gol g5?

Como medir os sulcos dos pneus?

A forma mais simples e comum de medir os sulcos dos pneus é realizar a leitura do pneu pelo indicador de desgaste. Ele consiste em um bloco de borracha de 1,6 mm de espessura embutido no fundo dos canais longitudinais. Para encontrar a posição do indicador de desgaste na peça, deve-se procurar na lateral do pneu.

Como saber se o pneu está gasto?

Use uma moeda de R$ 1 para tirar a dúvida! Coloque entre os sulcos, se a margem dourada da moeda desaparecer, quer dizer que seu pneu ainda está em condições de uso. Porém, se a parte dourada da moeda ficar aparecendo quer dizer que o pneu já pode ser trocado.

Como avaliar o estado dos pneus?

A leitura desses valores é feita da seguinte forma:

  1. P: indicado para veículos de passeio;
  2. 175: largura, em milímetros;
  3. 70: altura da lateral, sendo 70% do tamanho da largura, ou seja, 122,5 mm;
  4. R: mostra que o pneu é radial;
  5. 13: indica o tamanho da roda que deve ser usada.

Quando os pneus devem ser substituídos?

Deve inspecionar os pneus regularmente, no mínimo, uma vez por mês. … Barras de desgaste do piso: a maioria dos pneus têm barras de desgaste do piso, ou seja, bandas de borracha rígida que apenas se tornam visíveis quando a profundidade do piso excede o limite para a condução segura, que é geralmente de 1,6 mm.

Como medir o desgaste dos pneus?

E para medi-lo basta uma moeda de 1 real ou um palito de fósforo. Coloque a moeda no sulco do pneu. Se o anel dourado da moeda desaparecer, o motorista pode rodar sem problemas. Caso contrário, os pneus devem ser trocados imediatamente.

É INTERESSANTE:  Questão: O que significa o perfil do pneu?

Como saber se o pneu da moto passa na vistoria?

É fácil. Procure na lateral externa do pneu a sigla TWI ou um triângulo e, nessa direção, você vai achar o ponto que indicará a situação do pneu. Se você verificar que o ponto num dos sulcos está batendo no chão, saiba que o pneu já deve ser trocado.

Qual a medida do sulco do pneu novo?

“Recomendamos uma profundidade mínima de 3 mm para que o pneu possa ser utilizado com segurança e, em caso de pista molhada, tenha a capacidade de drenar a água adequadamente. Os sulcos são essenciais para esse processo.

Qual o valor da multa de pneu careca?

Na prática, como mencionamos, não há lei que fale sobre a questão dos pneus carecas, mas há uma punição do Código Brasileiro de Trânsito para infrações graves. Essa punição é de 5 pontos na CNH e mais uma multa equivalente a R$195,23.

Quando é que um pneu é considerado careca?

Tomar uma multa não é o único risco de se andar em um veículo com um pneu careca. Quando se diz que um pneu ficou careca, explica o Cesvi, quer dizer que os sulcos da banda de rodagem perderam sua profundidade. …

 Na estrada